Mittwoch, 30. April 2008

Para Daniel Cohn-Bendit, Maio de 68 foi "conquista da liberdade"

Figura emblemática na França na revolta de Maio de 68, Daniel Cohn-Bendit, hoje deputado europeu, afirma que sua geração partiu, naquele momento, para a "conquista da liberdade".
Leia entrevista concedida pelo ex-líder estudantil à agência de notícias France Presse:
France Presse: Qual o símbolo mais forte de Maio de 68 para você?
Leia mais (30/04/2008 - 16h14)

Cuba foi principal inspiração dos protestos na América Latina

O movimento estudantil da década de 60 na América Latina surgiu apoiado nos mesmos pilares que os protestos em todo o mundo: a contracultura, baseada na mudança dos paradigmas sociais, e

a libertação em relação aos governos autoritários.
Porém, os latino-americanos possuíam razões particulares para os protestos. A luta também era contra o subdesenvolvimento econômico, as difíceis condições de vida e as ditaduras militares. Além dos aspectos de contestação cultural, os protestos tinham viés político.










Reprodução
Che Guevara, o médico argentino que lutou na Revolução Cubana
Che Guevara, o médico argentino que lutou na Revolução Cubana

Leia mais (30/04/2008 - 16h15)

Morte de Martin Luther King impulsionou movimento negro nos EUA

O movimento negro nos Estados Unidos ganhou força em 4 de abril de 1968, após a morte do reverendo e ativista pelos direitos civis dos negros Martin Luther King. Enquanto conversava com o pastor Jesse Jackson, na sacada do hotel Lorraine -- hoje sede do Museu Nacional dos Direitos Civis, King, com 39 anos, foi atingido por um tiro do rifle de James Earl Ray e não sobreviveu.
Em reação à morte do líder, milhares de negros protestaram em dez Estados norte-americanos, pedindo igualdade de direitos, justiça e paz e relembrando que a luta de King era pacífica.










AP
Reverendo Martin Luther King Jr. (3º da esq. p/ dir.) na varanda do Lorraine Motel, em Memphis
Reverendo Martin Luther King Jr. (3º da esq. p/ dir.) na varanda do Lorraine Motel, em Memphis

Leia mais (30/04/2008 - 16h16)

Na América Latina, atraso econômico e ditaduras motivaram protestos

O ano de 1968 foi o ápice do movimento estudantil na América Latina, mas os protestos na região também foram motivados pela luta contra o subdesenvolvimento econômico e as ditaduras militares, além da atmosfera de contestação cultural que se tornava cada vez mais presente em todo o mundo na época.
A Revolução Cubana foi uma das inspirações para os latino-americanos, que passaram a acreditar que a guerrilha conseguiria realizar a revolução em seus países.
Conheça o contexto histórico em que viviam os países da América Latina em 1968:
Leia mais (30/04/2008 - 16h18)

Confira os livros e músicas que eternizaram as manifestações de 68

Os protestos estudantis e trabalhistas de 1968 foram retratados por autores de vários livros contemporâneos e posteriores à época. A música também teve um importante papel nesse período, pois funcionava como mais uma maneira de manifestação dos jovens.
As próprias manifestações estudantis se utilizaram da literatura já existente para construir seu movimento. A base teórica para os protestos de 1968 foi essencialmente Herbert Marcuse --o idealizador da nova esquerda-- e releituras do filósofo alemão Karl Marx.










Reprodução
Ator Paulo Autran em cena do filme "Terra em Transe" (1967), sob direção de Glauber Rocha
Ator Paulo Autran em cena do filme "Terra em Transe" (1967), sob direção de Glauber Rocha

Leia mais (30/04/2008 - 16h20)

No Brasil, 68 enfraqueceu estudantes e deu impulso à luta armada

Em maio de 1968, o Brasil vivia a ditadura militar, instaurada em 1964 após o golpe de Estado que destituiu o presidente João Goulart (1961-1964). Em grande parte do mundo, a década de 60 estava "incendiada" por movimentos da contracultura. Em 1968, o movimento estudantil marcou a França, e suas raízes se disseminaram pela Europa. Nos Estados Unidos, a cultura negra se rebelava. Na Tchecoslováquia, Alexander Dubcek tentava implantar um socialismo mais "humano".
Para Antônio Roberto Espinosa, doutorando em Relações Internacionais na USP e ex-comandante das organizações armadas VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e VAL-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares), o ano de 68 foi "emblemático".










08.out.1968 - José Nascimento/FI
Manifestante é preso por agentes policiais no centro de São Paulo
Manifestante é preso por agentes policiais no centro de São Paulo

Leia mais (30/04/2008 - 16h22)

"Crise da sociedade mundial se agravou desde 1968", diz professor

Os movimentos estudantis de Maio de 68 foram reprimidos em todos os países nos quais ocorreram. Na França, o presidente Charles de Gaulle foi enfraquecido, mas voltou ao poder e conseguiu fazer um sucessor. No Brasil, a ditadura militar também sufocou as manifestações por liberdade. Na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), o socialismo "humano" de Alexander Dubcek foi esmagado pelos tanques da ex-União Soviética (URSS).
Para Henrique Carneiro, professor da Faculdade de História da Universidade de São Paulo (USP), os manifestantes de 1968 não chegaram ao poder, mas obtiveram conquistas que moldaram o modo de vida atual. "As grandes conquistas ideológicas, e até simbólicas, instauraram uma política cultural alternativa. O movimento incorporou aspectos que continuam presentes hoje, como o feminismo, a revolução sexual, e a crítica às instituições".










8.abr.2008 - Charles Platiau/Reuters
Estudantes secundários da França relembram Maio de 68 em protesto contra reformas educacionais do governo Sarkozy
Estudantes secundários da França relembram Maio de 68 em protesto contra reformas educacionais do governo Sarkozy

Leia mais (30/04/2008 - 16h25)

Maio de 68 ajudou a difundir novas idéias no mundo ocidental

O Maio de 68 contribuiu para que o mundo ocidental fundasse e difundisse idéias que eram novas para a época, como as liberdades civis democráticas, os direitos das minorias, a igualdade entre os homens e as mulheres, entre os brancos e os negros e entre os heterossexuais e os gays.
A herança do maio francês e da década de 60 ainda é sentida nos dias de hoje. Após 40 anos do assassinato do ativista negro Martin Luther King, em abril de 1968--, um candidato negro é o favorito para a candidatura de seu partido às eleições presidenciais nos Estados Unidos.










25.abr.2008 - Frank Polich /Reuters
O pré-candidato democrata à Casa Branca lidera a corrida pela nomeação de seu partido
O pré-candidato democrata à Casa Branca lidera a corrida pela nomeação de seu partido

Leia mais (30/04/2008 - 16h02)

Veja cronologia das manifestações estudantis na Europa em 68

O ano de 1968 foi de revoltas no mundo todo. A juventude ansiava por liberdade, rejeitando a ordem estabelecida e a sociedade de consumo. Na Europa, o Maio de 1968 francês ficou conhecido como o "símbolo" de uma revolta juvenil que se espalhou por vários países--entre eles Alemanha, ex-Tchecoslováquia, Itália e Polônia.
Veja cronologia das manifestações ocorridas na Europa em 68:









Arte Folha Online

Leia mais (30/04/2008 - 15h56)

Primavera de Praga foi movimento para "humanizar" o comunismo

A Primavera de Praga foi um movimento encabeçado pelo líder comunista Alexander Dubcek para "humanizar" o Partido Comunista na Tchecoslováquia que, na época, desagradou a ex-União Soviética (URSS) e os partidários do ditador Jósef Stalin.
Dubcek assumiu o governo da Tchecoslováquia em janeiro de 1968 e promoveu reformas políticas, sociais, econômicas e culturais. Ele pretendia criar um socialismo com "face mais humana", no qual todo membro do Partido Comunista teria o dever de agir segundo sua própria consciência, e não apenas de acordo com o que ditava o regime socialista de Moscou.
Ao mesmo tempo, a Tchecoslováquia (hoje República Tcheca) se aproximava economicamente da Alemanha Ocidental, o que se mostrava contra os interesses soviéticos.
Leia mais (30/04/2008 - 15h58)

Em 68, países do Leste Europeu aderiram aos protestos do Ocidente

Incentivadas pela atmosfera de efervescência estudantil na Europa Ocidental, alguns países do mundo socialista aderiram aos protestos de 1968, reivindicando um regime mais aberto.
Os manifestantes questionavam o socialismo burocrático, exigiam reformas educacionais, o fim da censura e do controlo imposto pelos partidos comunistas.
Os principais protestos em países do Leste Europeu ocorreram na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), na Polônia e na Iugoslávia (território ocupado atualmente por Eslovênia, Croácia, Montenegro, Macedônia, Bósnia e Sérvia).
Leia mais (30/04/2008 - 15h59)

Veja frases que expressavam o pensamento da década de 60

Além dos confrontos entre estudantes contra policiais e soldados nas ruas e universidades da Europa, Maio de 68 foi também o período em que surgiram frases emblemáticas das novas idéias que surgiam. Elas apareceram em pichações, faixas, cartazes, e nas paredes das universidades.
Veja algumas das frases criadas pelos estudantes na época:
Liberdade
Leia mais (30/04/2008 - 16h00)

Entenda o Maio de 68 francês

Em Maio de 68, a França concentrou em um mês as transformações sociais de uma década que já ocorriam nos Estados Unidos e em países da Europa e da América Latina.
Em 30 dias, os estudantes criaram barricadas, formando verdadeiras trincheiras de guerra nas ruas de Paris para confrontar a polícia. Mais do que isso, os jovens tiveram idéias e criaram frases tidas como as mais "ousadas" da segunda metade do século 20.










mai.1968 - Efe
Distúrbios causados pela greve geral que deixou o governo francês à beira do colapso
Distúrbios causados pela greve geral que deixou o governo francês à beira do colapso

Leia mais (30/04/2008 - 16h01)

Maio de 68 foi auge da década em que jovens "aceleraram" a história

O mês de maio de 1968 representou o auge de um momento histórico de intensas transformações políticas, culturais e comportamentais que marcaram a segunda metade do século 20.
Em Maio de 68, a partir de manifestações estudantis ocorridas nas universidades francesas de Nanterre e Sorbonne, irromperam sucessivos movimentos de protestos em diversas universidades de países da Europa e das Américas, que ganharam uma dimensão ainda maior com a ampliação das revoltas para a classe trabalhadora.










06.mai.1968 - Guy Kopelowicz/AP
Rapaz atira pedra na polícia durante protesto estudantil em Paris (França), em maio de 1968
Rapaz atira pedra na polícia durante protesto estudantil em Paris (França), em maio de 1968

Leia mais (30/04/2008 - 15h54)

Veja a cronologia dos protestos estudantis de 68 nas Américas

O ano de 1968 foi o ápice do movimento estudantil na América Latina, mas os protestos na região também foram motivados pela luta contra o subdesenvolvimento econômico e as ditaduras militares, além da atmosfera de contestação cultural que estava presente no mundo na época.
Veja a cronologia dos protestos no Brasil e nas Américas:









Arte Folha Online

Leia mais (30/04/2008 - 15h56)

Jornal alemão divulga vídeo de austríaco em férias na Tailândia

O jornal alemão "Bild" divulgou nesta quarta-feira um vídeo sobre uma viagem de férias que o austríaco Josef Fritzl --acusado de manter em cativeiro e abusar sexualmente de sua filha Elisabeth, com quem teve sete filhos-- fez à Tailândia.
No vídeo gravado por um amigo alemão com o qual viajou ao país asiático e publicado no site do jornal, Fritzl aparece de roupas de banho, recebendo uma massagem de uma mulher na praia. Em outra cena, Fritzl aparece comendo um pedaço de carne, com aparência divertida e de muito bom humor.
Segundo o comentário do "Bild", quando Fritzl fez esta viagem à Tailândia, a filha Elisabeth já estava trancada em um cativeiro embaixo do jardim de sua casa na cidade de Amstetten, junto com três de seus filhos.
Leia mais (30/04/2008 - 15h20)

Austríaco se nega a dar mais respostas sobre filha

O austríaco Josef Fritzl, que admitiu ter mantido a filha Elisabeth presa em um porão por 24 anos, está se recusando a responder novas perguntas, de acordo com a polícia.
Os policiais dizem que Fritzl assinou um documento em que confessa ter mantido Elisabeth encarcerada, ter abusado sexualmente dela e ter tido sete filhos com a filha, mas se recusa a explicar os motivos.
A filha, Elisabeth, disse à polícia que era estuprada pelo pai antes mesmo de ser levada para o porão. Segundo a polícia, todos os aspectos da vida de Fritzl estão sendo investigados.
Leia mais (30/04/2008 - 15h30)

Afeganistão diz ter matado autores de atentado contra presidente

Os serviços de inteligência do Afeganistão informaram ter matado ao menos três insurgentes e prendido outros seis envolvidos no ataque contra o presidente Hamid Karzai durante um desfile militar no último domingo (27).
O chefe do serviço secreto do Afeganistão, Amrullah Saleh, afirmou que foram lançadas três operações simultâneas contra estes insurgentes. "O homem que prendemos nos informou que seus companheiros estavam no bairro de Guzargah, em Cabul, mas não falou exatamente onde."
"Usando a tecnologia que temos e as descrições conseguimos rastrear estas pessoas até uma casa e começamos nossa operação contra uma residência por volta da 1h da manhã", afirmou.
Leia mais (30/04/2008 - 14h34)

Eleição em Londres será teste para primeiro-ministro britânico

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, enfrenta o primeiro grande teste ao seu governo nesta quinta-feira, quando serão realizadas eleições para prefeito de Londres e representantes de assembléias locais no País de Gales e na Inglaterra.
Assuntos locais têm um peso importante, mas as eleições municipais no Reino Unido são tradicionalmente vistas como um indício da avaliação dos eleitores sobre o governo e os partidos da oposição.
Pesquisas de opinião sugerem que o Partido Trabalhista, de Gordon Brown, terá um desempenho ruim nessas eleições. Em Londres, Ken Livingstone tenta assegurar um terceiro mandato como prefeito, mas pesquisas sugerem uma vantagem para o candidato do Partido Conservador, Boris Johnson.
Leia mais (30/04/2008 - 14h45)

Propaganda democrata provoca a ira dos republicanos

O novo anúncio do Partido Democrata transmitido pela televisão irritou os republicanos ao exibir imagens do provável candidato republicano à Casa Branca John McCain falando sobre a presença de tropas norte-americanas no Iraque durante "cem anos". O Partido Republicano pediu para que a propaganda seja retirada do ar.
McCain é o único candidato à Presidência que aprova a continuação da Guerra no Iraque, conflito que, com mais de 4.000 soldados americanos mortos, tornou-se muito impopular nos Estados Unidos.
O anúncio de 30 segundos intitulado "McCain 100 anos" começou a ser divulgado neste domingo (27) em algumas redes de televisão e pode ser visto em sites da internet como YouTube, onde nesta quarta-feira foi visto 183 mil vezes.
Leia mais (30/04/2008 - 14h06)

Al Qaeda ainda é a principal ameaça aos EUA, aponta relatório

A rede Al Qaeda ainda é a principal ameaça terrorista para os Estados Unidos e conseguiu recuperar parte da capacidade que tinha antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001, informou nesta quarta-feira o Departamento de Estado norte-americano.
No "Relatório sobre Terrorismo nos Países 2007" (Country Reports on Terrorism 2007, em inglês), o Departamento de Estado indica que, no ano passado, mais de 22 mil pessoas foram assassinadas por terroristas no mundo todo, 8% a mais que em 2006, embora o número de atentados tenha diminuído.
"Vários militantes de alta patente da Al Qaeda foram capturados ou morreram, mas os líderes da rede terrorista continuam planejando atentados e cultivando conexões operacionais mais fortes que propagam desde o Paquistão para filiados no Oriente Médio, no Magrebe e na Europa', aponta o relatório.
Leia mais (30/04/2008 - 14h14)

Ano de 1968 foi marcado pela revolta estudantil no mundo; ouça professor

A importância do ano de 1968 não se restringe às manifestações estudantis ocorridas na França no mês de maio, mas se estende a revolta estudantil mundial que detonou no processo de renovação do movimento operário internacional.
As informações são de Ruy Braga, professor do Departamento de Sociologia da USP (Universidade de São Paulo). Braga explica que no México, nesta mesma época, aconteceu uma repressão brutal da polícia contra estudantes, que ficou conhecido como o massacre da praça Tlatelolco.


Ruy Braga
Leia mais (30/04/2008 - 14h20)

Economistas criticam corte de imposto proposto por McCain

A proposta populista do provável candidato republicano à Casa Branca John McCain --surpreendentemente apoiada pela democrata Hillary Clinton -- de suspender as taxas federais sobre o combustível durante os meses de férias no verão atraiu críticas de muitos economistas que não vêem a medida como fonte de benefício para o consumidor.
McCain e Hillary querem acabar com a taxa de 18,4% sobre cada galão durante os meses de verão em que a demanda é maior já que a maioria dos norte-americanos está de férias e aproveita para viajar de de carro pelo país.
A isenção da tarifa, que é usada para construir e manter rodovias e pontes, seria uma forma de amenizar a alta no preço da gasolina e do diesel, conseqüência da alta do petróleo.
Leia mais (30/04/2008 - 13h45)

Natascha Kampusch doa 25 mil euros para vítimas de Josef Fritzl

A jovem austríaca Natascha Kampusch, 20, conhecida por reaparecer em 2006 após ficar oito anos seqüestrada perto de Viena, anunciou nesta quarta-feira que fez uma doação "imediata" de 25 mil euros (R$ 63 mil) para as vítimas de Josef Fritzl, 73, acusado de manter em cativeiro e abusar sexualmente de sua filha Elisabeth, 42, com quem teve sete filhos.
Em comunicado, Kampusch também fez um pedido internacional para a doação de dinheiro para a família Fritzl. Ela disse ter aberto uma conta especial em um banco austríaco. "Como ajuda imediata, depositei 25 mil euros para ficar à disposição da família", diz a mensagem.










7.ago.07/Hans Punz/AP
A ex-refém Natascha Kampusch oferece ajuda financeira a família mantida em cativeiro
A ex-refém Natascha Kampusch oferece ajuda a família mantida em cativeiro na Áustria

Leia mais (30/04/2008 - 13h14)

Centenas morreram em confrontos em bairro de Bagdá; números divergem

Os confrontos entre rebeldes xiitas e as forças iraquianas e americanas em Sadr City, bairro pobre de Bagdá que é reduto da milícia leal ao clérigo xiita Moqtada al Sadr, deixaram centenas de mortos e milhares de feridos, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira.
No entanto, os números de pessoas mortas desde o início dos combates divulgados por oficiais do governo iraquiano não coincidem.
De acordo com o porta-voz civil do plano de segurança da capital iraquiana, Tahsin Cheijli, ao menos 925 pessoas morreram e 2.605 ficaram feridas desde o início dos combates em Sadr City no fim do mês de março.
Leia mais (30/04/2008 - 12h55)

Na Tunísia, Sarkozy defende relação sem fanatismo entre árabes e Ocidente

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, elogiou nesta quarta-feira a convivência entre as religiões existente na Tunísia e defendeu uma relação sem ódio, incompreensão nem fanatismos entre os muçulmanos e o Ocidente.
No último dos discursos pronunciados durante sua visita à Tunísia, Sarkozy reiterou aos professores e estudantes do Instituto de Ciências Aplicadas a importância de seu projeto de União para o Mediterrâneo, também assumido pela UE (União Européia).
"A unidade entre povos das duas margens do Mediterrâneo não será feita com novas cruzadas, atos de força e de dominação, mas com respeito, compreensão e solidariedade entre todos", afirmou.
Leia mais (30/04/2008 - 12h21)

Geórgia repudia plano russo de aumentar tropas nas regiões separatistas

A Geórgia acusou nesta quarta-feira a Rússia de iniciar uma "agressão militar em larga escala" com seus planos de aumentar as tropas nas regiões separatistas de Abkhazia e Ossétia do Sul.
"É difícil acreditar que isto é feito com propósitos de manutenção da paz. É mais o início de uma agressão militar em larga escala", disse à France Presse o ministro georgiano das Relações Exteriores, David Bakradze.
Nesta terça-feira (29), a Rússia anunciou que aumentará sua presença militar nos dois territórios separatistas da Geórgia, alegando manobras agressivas por parte do governo georgiano pró-ocidente.
Leia mais (30/04/2008 - 11h40)

Polêmica do ex-pastor coloca Obama contra parede; veja blog

Nesta quarta-feira, o jornal norte-americano "New York Times" traz o pré-candidato democrata Barack Obama em sua manchete, abordando a mudança de tom do senador que demonstra "raiva" e "rejeita" seu ex-pastor Jeremiah Wright --que em aparições de televisão confirmou todas as suas controversas declarações.
A repercussão das declarações de Wright e da dura resposta de Obama na mídia norte-americana são comentadas no blog todamídia, de Nelson de Sá. O jornalista cita também a manchete do "The Wall Street Journal", que diz que o democrata "condena" seu ex-pastor.










Reprodução
Blog Toda Midia
Blog Toda Midia

Leia mais (30/04/2008 - 11h43)

Em tática arriscada, Hillary lembra governo de seu marido

Nos últimos discursos, a pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton tem lembrado seus eleitores a prosperidade vivida durante a década de 90, época do mandato de seu marido, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Mas a tática pode se voltar contra a senadora, já que não foram só bons momentos que marcaram a Presidência de Clinton.
A tática é usada principalmente entre os trabalhadores pobres de grandes Estados industriais --como a Pensilvânia e Indiana--, que nos últimos anos viram seu nível de vida cair e seus empregos acabarem. Este eleitorado, que já tradicionalmente apóia a senadora nas primárias, é considerado fundamental para garantir a vitória democrata também nas eleições gerais de 4 de novembro.
"Algumas vezes durante esta campanha eu ouvi criticismo dos anos 90. Isso é justo. É uma eleição e nós esperamos ser criticados. Mas eu sempre quis saber qual parte dos anos 90 eles não gostam: a paz ou a prosperidade", disse Hillary em um discurso na semana passada em Fayetteville, na Carolina do Norte.
Leia mais (30/04/2008 - 11h55)

Bush critica oposição democrata a acordo comercial com a Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reiterou suas críticas à oposição democrata por bloquear no Congresso a aprovação do Tratado de Livre-Comércio (TLC) com a Colômbia e manifestou "preocupação" pelas posições "protecionistas" dos aspirantes democratas a Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton.
"Preocupa-me o protecionismo", afirmou Bush, em referência às críticas ao TLC com a Colômbia, durante uma coletiva de imprensa em um jardim da Casa Branca, nesta terça-feira.
"Os senhores recordam que o TLC com a América Central foi decidido por um voto [em abril de 2004] e foi difícil consegui-lo. Agora fizeram uma manobra única no Congresso para evitar a votação do acordo com a Colômbia", apontou o presidente.
Leia mais (30/04/2008 - 11h58)

Após caso de incesto, Áustria planeja campanha para restaurar imagem

O chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, afirmou nesta quarta-feira que o governo planejou lançar uma campanha para restaurar a imagem e a reputação do país no exterior após o caso de incesto que chocou o mundo nesta semana.
O caso de Elisabeth Fritzl, 42, que ficou aprisionada em um porão sem janelas durante 24 anos, foi abusada sexualmente e teve sete filhos do próprio pai, Josef Fritzl, 73, colocou a cidade de Amstetten no foco da imprensa internacional.
"Não é a Áustria que é a criminosa. Este é um caso criminoso incomensurável, mas também um caso isolado", disse Gusenbauer em sua primeira reação pública. "Não permitiremos que todo o país seja refém de um homem", disse em Viena.
Leia mais (30/04/2008 - 11h19)

Gregos de Lesbos querem proibir uso do termo "lésbica"

Três habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia, entraram na Justiça na tentativa de proibir um grupo de defesa de direitos de homossexuais de usar o termo "lésbica" em seu nome.
O grupo defende que a palavra seja empregada para designar apenas a pessoa originária ou habitante da ilha no noroeste do Mar Egeu, já que em muitas línguas a grafia coincide.
O alvo do processo, que será julgado em junho por um tribunal na capital grega, Atenas, é a organização Comunidade Homossexual e Lésbica Grega (OLKE), cujo nome o grupo quer modificar.
Leia mais (30/04/2008 - 10h37)

Veja repercussão da eleição dos EUA na imprensa internacional

O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama voltou a se defender dos comentários inflamatórios de seu ex-pastor Jeremiah Wright.
Depois de várias aparições do reverendo na mídia, nas quais confirmou todas as suas posturas polêmicas, Obama teve de se defender o mais rápido possível para tentar conter os danos da controvérsia para sua candidatura diante das primárias de 6 de maio na Carolina do Norte e Indiana.
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, Obama chamou os novos comentários de Wright de "revoltantes" e disse que as aparições do ex-pastor deixaram-no zangado e triste. Ele acusou seu ex-mentor espiritual de explorar o racismo e "dar conforto aqueles que pregam o ódio", em meio a uma campanha na qual o democrata prega a união da nação.
Leia mais (30/04/2008 - 10h49)

Polícia da China resgata crianças de trabalho escravo

A polícia da China resgatou mais de cem crianças de um vilarejo que haviam sido vendidas para trabalhar como escravas na Província de Guangdong, no sul do país, segundo informações da imprensa estatal chinesa.
As crianças eram da minoria étnica yi e vinham de famílias pobres de Sichuan, a cerca de 960 quilômetros do local onde foram encontradas.
O correspondente da BBC em Pequim Daniel Griffiths afirmou que crianças de 9 anos de idade trabalhavam várias horas diárias em fábricas, sendo que algumas foram vendidas e outras enviadas pelos pais para tentar escapar da pobreza.
Leia mais (30/04/2008 - 10h05)

Número de militares dos EUA mortos no Iraque é o maior desde setembro

O anúncio da morte de mais dois soldados dos Estados Unidos no Iraque nesta quarta-feira tornou abril o pior mês para as tropas americanas no país desde setembro de 2007, com o registro de 46 militares mortos.
O balanço deste mês é o maior desde setembro, quando 65 soldados dos EUA morreram no Iraque, de acordo com os cálculos do icasualties.org, um site independente que acompanha as mortes entre os militares.
Apesar disso, o número ainda é bem menor que o registrado em abril de 2007, quando 104 membros do serviço dos EUA foram mortos no país.
Leia mais (30/04/2008 - 09h31)

Carlos Menem será julgado por tráfico de armas na Argentina

O ex-presidente argentino Carlos Menem será submetido a julgamento sob acusação de "contrabando qualificado" no processo que investiga a venda de armas para Equador e a Croácia entre 1991 e 1995, período em que ele era presidente.
A decisão foi aprovada na terça-feira pelo Tribunal Penal Econômico da Câmara Nacional, segundo informações da agência oficial argentina, Telam.
O delito prevê pena de 4 a 10 anos de prisão, que só poderia ser cumprida após a cassação da imunidade parlamentar do ex-presidente e atual senador pelo Estado de La Rioja.
Leia mais (30/04/2008 - 09h36)

Brasileira é assassinada a golpes de pá em Portugal

A brasileira Roseane Aparecida de Freitas, de 27 anos, foi assassinada a golpes de pá na noite de 28 para 29 de abril na cidade de Tocha, cerca de 200 km ao norte de Lisboa.
O português Carlos Costa, de 50 anos, que vivia com a vítima, é o principal suspeito e encontra-se em prisão preventiva desde que confessou o crime à polícia.
O crime foi cometido por volta da meia-noite de segunda (28). Segundo Artur Ramalho, comandante do posto da Guarda Nacional Republicana da Tocha, na madrugada da terça Carlos Costa dirigiu-se à delegacia e disse: "Seu guarda, o senhor tem que me prender porque eu acabei de matar a minha companheira".
Leia mais (30/04/2008 - 09h38)

Análise: O muro branco

Os profetas nos dizem que desta vez em Indiana ou vai ou racha: Hillary Clinton precisa ganhar e Barack Obama não pode perder.
Indiana é um Estado complicado, em geral republicano. Desde 64 não vota num democrata para presidente e a última vez que esteve no mapa das primárias democratas foi em 68 com a vitória de Bobby Kennedy.
As pesquisas colocam a senadora e o senador empatados, mas a derrota na Pensilvânia mostrou que Obama tem um muro branco na frente dele: não ganha entre brancos acima de 60, não ganha o voto das mulheres e, mais complicado, perde o voto do branco de classe média baixa.
Leia mais (30/04/2008 - 08h37)

Homem que manteve filha presa possui várias propriedades na Áustria

Josef Fritzl, o austríaco que manteve a própria filha presa em um porão durante 24 anos, tinha uma cômoda situação financeira, incluindo a propriedade de vários imóveis, revela o registro central de seus bens, ao qual a agência de notícias internacional Efe teve acesso em Viena.
Segundo os dados, o aposentado de 73 anos é o único proprietário de seis imóveis, distribuídos por várias localidades do Estado federado da Baixa Áustria.
Na lista estão a própria casa da família, três edifícios com diversos apartamentos e pontos comerciais, outra casa e um terreno, tudo com um valor estimado em 2,2 milhões de euros (R$ 5,9 milhões).
Leia mais (30/04/2008 - 08h56)

Onda direitista preocupa brasileiros na Itália

A vitória do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi nas eleições gerais e de um candidato da direita para a prefeitura de Roma causou preocupação entre imigrantes brasileiros residentes na Itália.
"É provável que haja maior rigidez com relação aos imigrantes e mais expulsões que, se não são feitas com clareza, podem colocar em dúvida o respeito dos direitos humanos", disse à BBC Brasil Carlo Palanti, presidente de uma associação de brasileiros na Itália.
Outro brasileiro, o ex-senador do Partido da Refundação Comunista José Luis Del Royo, prevê um aumento da repressão em geral contra os estrangeiros no país com a direita no poder.
Leia mais (30/04/2008 - 08h57)

Polícia apura ligação de austríaco com assassinato há 22 anos

Policiais que apuram o caso do austríaco que manteve a filha presa em um porão durante 24 anos estão investigando sua possível ligação com o assassinato de uma jovem há 22 anos.
O corpo de Martina P., 17, foi encontrado em 22 de novembro de 1986 enrolado em um plástico à beira do lago de Mondsee, no norte do país. Na época, Fritzl era proprietário de uma pensão que ficava em frente ao local.
A bolsa, a jaqueta e as botas da vítima nunca foram encontradas e polícia agora procura os objetos na casa de Fritzl. O advogado do austríaco pediu um exame psicológico de seu cliente para avaliar se ele pode ser responsabilizado por seus atos.
Leia mais (30/04/2008 - 08h26)

Obama e Hillary estão empatados em Indiana, aponta pesquisa

A apenas seis dias da votação em Indiana, os pré-candidatos democratas à Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton, estão estatisticamente empatados no Estado, indica pesquisa realizada pelo instituto Howey-Gauge.
Segundo a sondagem, Obama conta com 47% da intenção de votos contra 45% dos eleitores que indicam preferência por Hillary. Como a vantagem do senador está dentro da margem de erro da pesquisa, de 4,1 pontos para mais ou para menos, pode-se dizer que os dois candidatos estão estatisticamente empatados.
Ainda segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira, 8% dos eleitores se declaram indecisos, número significativo diante do pouco tempo restante até as primárias de Indiana, que serão realizadas em 6 de maio --mesmo dia da votação na Carolina do Norte, que, com 40% do seu eleitorado formado por negros, deve dar a vitória a Obama.
Leia mais (30/04/2008 - 08h05)

ONG acusa Exército de reprimir oposição no Zimbábue

A ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta quarta-feira que o Exército do Zimbábue está se envolvendo na onda de repressão contra militantes da oposição iniciada após as eleições gerais de 29 de março.
A organização pró-direitos humanos afirmou que o Exército está emprestando armas e veículos de transporte a veteranos da luta pela independência e a militantes do partido governante, Zanu-PF, criando um "controle brutal" em comunidades rurais do país.
"A União Africana e o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) deveriam adotar medidas imediatas para prevenir uma escalada maior na violência", afirmou a diretora para a África da HRW, Georgette Gagnon, em comunicado divulgado hoje nesta cidade.
Leia mais (30/04/2008 - 07h33)

Argentinos preferem Obama na Casa Branca, aponta pesquisa

Mais de um terço dos cidadãos da Argentina prefere que o senador democrata Barack Obama vença as eleições para a Presidência dos Estados Unidos. Já a outra pré-candidata democrata, Hillary Clinton, perde posições no país.
O cenário foi apontado por uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela empresa de consultoria privada Ibarómetro.
Dos entrevistados, 35,2% afirmam preferir Obama como presidente dos EUA. Já a ex-primeira-dama obteve uma adesão de apenas 18% entre os argentinos, seguida pelo provável candidato republicano John McCain, que acumulou apenas 7,1% da preferência.
Leia mais (30/04/2008 - 07h35)

Juiz que condenou Saddam critica forma como ele foi executado

O juiz iraquiano Rauf Rashid Abdel Rahman, que condenou Saddam Hussein à morte e que agora se ocupa do julgamento de seu vice-primeiro-ministro Tariq Aziz, criticou a forma como o ex-ditador foi executado, informou nesta quarta-feira a agência de notícias Aswat al Iraq.
Para o magistrado curdo, Saddam foi enforcado "de maneira incivilizada e atrasada", após ter sido declarado culpado de crimes contra a humanidade.
"O código penal, desde o estabelecimento do Estado iraquiano, não aprova o enforcamento dos condenados em público", assinalou Abdel Rahman, que destacou ainda que, de acordo com a lei, não é permitida a execução "durante festas oficiais e ocasiões religiosas".
Leia mais (30/04/2008 - 07h38)

Colômbia diz ter trocado identidade de traficante morto

A polícia colombiana divulgou que o narcotraficante morto em uma operação é Víctor Manuel Mejía Múnera e não seu irmão gêmeo, Miguel Ángel, como anunciado anteriormente.
Segundo o jornal colombiano "El Tiempo", a confusão se deu porque, na chácara onde o criminoso foi surpreendido pela unidade de elite da polícia, foram encontrados documentos de seu irmão.
Exames de datiloscopia, no entanto, revelaram horas mais tarde a identidade verdadeira do narcotraficante.
Leia mais (30/04/2008 - 07h16)

Austríacos fazem vigília por mulher que ficou presa em porão

Centenas de pessoas fizeram uma vigília na noite desta terça-feira, em Amstetten, na Áustria, cidade em que Josef Fritzl manteve a filha Elisabeth presa em um porão durante 24 anos.
Os moradores da pacata cidade, que fica a 120 quilômetros da capital Viena, demonstraram solidariedade à mulher e aos seis filhos que ela teve com o pai. "Nós queremos mostrar que Amstetten não é uma cidade de criminosos", disse o prefeito da cidade.
O evento foi organizado por uma escola religiosa local e atraiu pais, crianças, professores e religiosos.
Leia mais (30/04/2008 - 07h24)

Dienstag, 29. April 2008

Filho de Bin Laden é proibido de entrar no Reino Unido

As autoridades britânicas proibiram que um dos filhos de Osama bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo, entrasse no Reino Unido, onde pretendia viver com sua segunda esposa, uma avó britânica que tem quase o dobro de sua idade.
Os funcionários que trataram do caso comunicaram a Omar Osama bin Laden, 27, que foram encontradas evidências de que ele continua leal a seu pai, considerado o principal responsável pelos atentados terroristas de 7 de julho de 2005, que mataram 52 pessoas em Londres.
O jovem Bin Laden apresentou recurso contra a decisão das autoridades do Reino Unido de negar-lhe o visto. Ele argumentou que não é justo ter a entrada no país proibida apenas pelo fato de ser filho do terrorista, informa o diário "The Times".
Leia mais (30/04/2008 - 06h01)

Criança é a 108ª vítima fatal da gripe aviária na Indonésia

Uma criança de três anos transformou-se na 108ª vítima fatal da gripe aviária na Indonésia, o país mais afetado do mundo pela doença, informaram as autoridades sanitárias nesta quarta-feira.
A criança foi internada no dia 17 de abril após apresentar sintomas do vírus e morreu cinco dias depois, segundo afirmou uma porta-voz do Ministério da Saúde.
As análises de laboratório deram positivo para a variante H5N1, a mais mortífera das conhecidas da gripe aviária, enquanto as autoridades suspeitam que a vítima teve contato com frangos mortos.
Leia mais (30/04/2008 - 04h54)

Estudante americano queria morrer para ir ao céu e matar Jesus

Promotores do Estado da Carolina do Sul (EUA) pediram nesta terça-feira a um tribunal federal uma avaliação psicológica de um jovem que ameaçou causar uma explosão em sua escola para se suicidar. Segundo os promotores, o jovem disse que tinha a intenção de morrer para ir ao céu e então matar Jesus.
Após ser detido em 19 de abril, Ryan Schallenberger, 18, disse que queria matar Jesus. Para os promotores, essas declarações indicavam que o rapaz precisa de uma avaliação psicológica.
"Sua conduta é estranha. É evidente que seu comportamento deve ser avaliado", assinalou o promotor Buddy Bethea ao juiz.
Leia mais (30/04/2008 - 03h45)

Polícia colombiana anuncia morte de chefe de tráfico

A polícia colombiana disse nesta terça-feira ter matado o narcotraficante Miguel Ángel Mejía Múnera, um dos criminosos mais procurados do país.
Mejía e seu irmão gêmeo, Víctor Manuel, encabeçavam a gangue conhecida como "Los Mellizos" (Os Gêmeos), surgida depois da desmobilização dos grupos paramilitares colombianos de extrema direita.
O governo dos Estados Unidos oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,5 milhões) por informações sobre o paradeiro de qualquer um dos irmãos.
Leia mais (30/04/2008 - 03h11)

Pára-quedistas são detidos por saltar de edifício no centro de Sydney

A polícia australiana deteve hoje dois pára-quedistas por saltarem sem autorização de um edifício em pleno centro de Sydney e caírem justamente diante de uma base policial.
O incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (local), quando os agentes se surpreenderam ao verem aterrissar os pára-quedistas.
A polícia deteve o primeiro aventureiro imediatamente. Este havia aterrissado em frente a um posto policial.
Leia mais (30/04/2008 - 01h26)

França se diz determinada a libertar todos os reféns das Farc

O ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, disse nesta terça-feira (29) em Quito (Equador) que o governo da França está determinado a "conseguir a libertação de todos os reféns" das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e "especialmente a de Ingrid Betancourt".
Em entrevista coletiva antes de deixar Quito, Kouchner afirmou que seu país quer aplacar as tensões entre Colômbia, Equador e Venezuela para conseguir um ambiente que facilite a libertação dos seqüestrados pelas Farc.
O chanceler da França visitou Quito para tratar com o presidente equatoriano, Rafael Correa, o eventual reatamento dos contatos para conseguir a libertação dos seqüestrados, entre eles Betancourt, ex-candidata à Presidência da Colômbia e que também tem nacionalidade francesa.
Leia mais (30/04/2008 - 01h46)

Estudantes ateiam fogo em policiais no sul da Colômbia

Quatro policiais colombianos ficaram gravemente queimados nesta terça-feira quando tentavam controlar um tumulto na Universidade da cidade de Neiva (sul). A ação foi liderada por um grupo de estudantes, que jogaram gasolina no militares.
Os policiais, que sofreram queimaduras de segundo e terceiro graus no rosto e nos braços, enfrentavam os estudantes que protagonizavam um tumulto em Neiva, capital do departamento (Estado) de Huila.
Os agentes, do chamado Esquadrão Antidistúrbios da polícia, estavam em uma barreira que separa a universidade de uma das ruas.
Leia mais (30/04/2008 - 00h37)

Morales decreta confisco de armas de bolivianos

O presidente boliviano, Evo Morales, assinou nesta terça-feira um decreto para apreender as armas que, segundo ele, se "proliferaram" entre os civis, informaram os ministros da Defesa Walker San Miguel e de Governo Alfredo Rada.
Segundo o governo, o Executivo continuará promovendo a aprovação de uma lei para o controle de armas, texto que atualmente está no Congresso.
Segundo Rada, no Executivo existe a preocupação de que o armamento esteja nas mãos de civis. O governo cita que as armas são usadas por grupos sociais e políticos "com distintas ideologias" que pedem levantes armados, em meio à crise vivenciada no país.
Leia mais (29/04/2008 - 23h37)

Família de austríaco tem encontro "surpreendente", dizem médicos

Os familiares do austríaco Josef Fritzl, 73, que manteve a própria filha presa em um porão sem janelas durante 24 anos com quem teve sete filhos, tiveram uma reunião "surpreendente" na clínica onde são acompanhados por psiquiatras, segundo médicos.










Police Niederoesterreich/AP
Josef Fritzl, 73, que confessou manter a filha em cativeiro durante 24 anos
Fritzl, 73, que confessou manter a filha em cativeiro por 24 anos

Funcionários do hospital disseram que a maioria dos sete filhos que Fritzl teve nos últimos 24 anos com a filha que manteve presa em um porão sem janelas passaram seus primeiros momentos juntos na segunda-feira --um dia após os que ficaram mantidos presos com a mãe desde que nasceram finalmente serem libertados.
Leia mais (29/04/2008 - 23h01)

Príncipe William do Reino Unido participa de missão no Afeganistão

O príncipe William participou de uma missão da Royal Air Force (RAF) no Afeganistão, no fim de semana passado, informou nesta terça-feira um porta-voz oficial à agência France Presse.
O príncipe chegou ao Afeganistão "como parte da tripulação de um avião de transporte C-17 na manhã de domingo, que pousou em Kandahar (sul), e passou cerca de três horas coletando informação sobre as operações da RAF na região", disse o porta-voz.
O assessor acrescentou que o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, seguiu depois para uma base da RAF no Qatar, onde passou cerca de duas horas e recebeu informações, antes de voltar ao Reino Unido na segunda-feira à tarde.
Leia mais (29/04/2008 - 22h18)

Crianças concluem curso de "tolerância religiosa" na Escócia

Um grupo de estudantes de duas escolas primárias em Glasgow, na Escócia, foi "aprovado" em um curso pioneiro cujo propósito é combater a intolerância religiosa.
Ao todo, 70 alunos de duas escolas --uma católica, outra de maioria protestante-- concluíram o curso de seis meses criado para formar laços de amizade e celebrar as diferenças entre as crianças.
Para incentivar o foco profissional, os estudantes também aprenderam sobre áreas diversas de atividade, como moda, design e artes gráficas.
Leia mais (29/04/2008 - 21h38)

Obama diz que comentários de seu ex-pastor são revoltantes

O pré-candidato democrata à Presidência Barack Obama acusou seu ex-pastor de fazer declarações "divisivas e destrutivas", tentando ainda mais se distanciar dos discursos incendiários do reverendo Jeremiah Wright e dos ataques que ameaçam sua campanha pela nomeação democrata.
Obama tenta conter o alvoroço criado pelo religioso em um difícil momento de sua campanha. O senador por Illinois perdeu a última primária, na Pensilvânia, para sua rival Hillary Clinton e luta pelos votos dos eleitores de Indiana e Carolina do Norte, que terão prévias na próxima terça-feira (6).
"Estou revoltado pelos comentários que foram feitos e triste por causa do espetáculo que vimos ontem", disse Obama em coletiva nesta terça.
Leia mais (29/04/2008 - 20h59)

New Orleans quer promover debate presidencial pelo YouTube nos EUA

New Orleans planeja receber um encontro sobre as eleições norte-americanas em setembro deste ano, com a transmissão de um debate pelo YouTube. Os candidatos ainda não confirmaram presença.
O governador da Louisiana, Bobby Jindal, e o prefeito de New Orleans, Ray Nagin, e outros líderes comunitários disseram que o encontro, marcado para 18 de setembro, vai utilizar a tecnologia do YouTube como plataforma para incorporar novas vozes ao debate.
"New Orleans está sendo reconstruída e nós estamos animados com o futuro. Nós estamos prontos para receber os candidatos em nossa cidade para discutir o futuro", afirmou Nagin, em um vídeo no YouTube para anunciar o debate. "A internet está permitindo que a discussão de maneiras mais democráticas e capacitadas do que nunca se viu".
Leia mais (29/04/2008 - 19h57)

Apagão deixa metade da Venezuela no escuro

Praticamente metade da Venezuela, incluindo a capital Caracas, ficou sem energia elétrica na tarde desta terça-feira, devido a uma falha no sistema nacional de distribuição, confirmaram fontes oficiais.
"Uma pane no sistema de transmissão 800 produziu uma falha em cadeia" explicou Javier Alvarado, presidente da empresa Electricidad de Caracas, entrevistado pela estação Unión Radio.
O problema afetou a linha de transmissão vinda da represa hidroelétrica de Guri, a maior da Venezuela, que alimenta grande parte do país.
Leia mais (29/04/2008 - 19h48)

Sérvia diz que nunca reconhecerá a independência de Kosovo

O presidente sérvio, Boris Tadic, declarou nesta terça-feira que nunca reconhecerá a independência de Kosovo e que no acordo de associação com a União Européia (UE) não está estipulado o reconhecimento, como afirmam seus oponentes políticos na Sérvia.
Tadic disse que esta será sua mensagem à UE e às forças políticas na Sérvia que se opõem à assinatura do Acordo de Estabilização e Associação por considerar que seria um reconhecimento indireto da independência de Kosovo.
Os ministros das Relações Exteriores da UE ofereceram hoje à Sérvia o fechamento deste acordo, que é considerado um apoio às forças pró-Europa no pleito parlamentar de 11 de maio, na Sérvia.
Leia mais (29/04/2008 - 18h59)

Polícia britânica detém homem por ligação com abusos em orfanato

Um homem de 68 anos detido nesta terça-feira na investigação sobre os supostos abusos de menores em um antigo orfanato da ilha britânica de Jersey, no canal da Mancha, foi acusado de estuprar uma menina de 12 anos, segundo a polícia.
Claude James Donnelly foi acusado de estuprar e agredir uma menina de 12 anos entre 1971 e 1974. Ele, que também enfrenta a acusação de atentado violento ao pudor, será julgado amanhã num tribunal da região.
A polícia de Jersey investiga dezenas de possíveis casos de abusos a menores entre os anos 70 e 80 em "Haut de la Garenne", que funcionou como uma instituição para crianças há anos.
Leia mais (29/04/2008 - 18h20)

Ao menos 28 supostos insurgentes morrem em conflito no Iraque

Ao menos 28 supostos insurgentes morreram nesta terça-feira em conflitos contra soldados americanos no bairro Cidade Sadr, no leste de Bagdá, um dos redutos da milícia Exército Mehdi, do clérigo xiita Moqtada al Sadr, segundo informações do Exército dos Estados Unidos.
Segundo um comunicado do comando militar americano, os enfrentamentos começaram após várias patrulhas do Exército serem atacadas com granadas e artefatos explosivos, ferindo seis soldados dos EUA.
Os conflitos contra os "criminosos", de acordo com o comando americano, duraram quatro horas.
Leia mais (29/04/2008 - 17h47)

Crime brutal gera debate sobre falhas da Justiça na França

O estupro e assassinato de uma jovem estudante sueca em Paris chocou a França e reabriu, após a prisão do principal suspeito no último sábado, o debate sobre as falhas da Justiça no acompanhamento de criminosos reincidentes.
O francês Bruno Cholet, 51, indiciado pelo violento assassinato da estudante sueca Susanna Zetterberg, 19, já foi condenado por vários crimes sexuais, inclusive o estupro de uma garota de 12 anos, e passou quase metade de sua vida na prisão.
Ele havia sido libertado há menos de seis meses por um delito bem menos grave: o de exercício ilegal da profissão de taxista. Ao sair da prisão, Cholet voltou a dirigir táxi clandestinamente.
Leia mais (29/04/2008 - 16h49)

Prostituta que derrubou governador de NY processa produtor de TV

Ashley Alexandra Dupré, a prostituta que derrubou o ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, entrou com um processo no valor de US$ 10 milhões (cerca de R$ 16,6 milhões) contra o produtor do programa "Girls Gone Wild", informou hoje o jornal "The Miami Herald".
Também conhecida como Kristen, a jovem, de 22 anos e cujo nome verdadeiro é Ashley Youmans, deu entrada na segunda-feira em um tribunal de Miami em um processo contra Joseph R. Francis, criador do "Girls Gone Wild".










AP
Ashley Alexandra Dupré, a Kristen, que teria se encontrado com Spitzer em hotel
Ashley Alexandra Dupré, a Kristen, que teria se encontrado com Spitzer em hotel

Leia mais (29/04/2008 - 17h07)

Porta-bandeira da França descarta protesto em Pequim

O canoísta Tony Estanguet, que será o porta-bandeira da delegação francesa dos Jogos Olímpicos de Pequim, afirmou nesta terça-feira que os atletas não querem participar de protestos anti-China na cerimônia de abertura do evento, no dia 8 de agosto.
"Nós, os atletas, não queremos ser usados como instrumentos de propaganda. Nós entendemos a causa, mas não queremos trabalhar com pessoas que insultam o esporte e os valores olímpicos", disse.
No dia 4 de abril, cerca de 20 atletas franceses haviam dito que usariam um broche com a inscrição "por um mundo melhor" em apoio à questão da defesa dos direitos humanos na China. A idéia contava com o apoio do secretário de Estado (ministro) de Esportes francês, Bernard Laporte.
Leia mais (29/04/2008 - 16h18)

Erramos: Terremoto semelhante ao brasileiro atinge ilha do Japão

Diferentemente do que informou a reportagem Terremoto semelhante ao brasileiro atinge ilha do Japão (27/04/2008 - 21h28), o Japão se situa sobre placas tectônicas, e não sob. O texto foi corrigido.
Leia mais (29/04/2008 - 15h56)

Casal Obama tenta manter rotina normal em meio a disputada campanha

O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama e sua mulher Michelle Obama falaram do tempo dedicado à família em meio a uma agenda repleta de comícios, viagens e discursos.
Em entrevista ao programa diário de Rachael Ray, Obama contou que suas filhas, Malia, 9, e Sasha, 6, não ficam mais impressionadas com sua rotina de presidenciável. "Quando eu converso com elas e elas perguntam "papai, o que você fez hoje?"", conta Obama. "Eu digo "bem, eu falei com 35 mil pessoas" e elas respondem que é entendiante e nada interessante", diverte-se.
Michelle revelou no programa que se diverte diante de todos os itens de campanha com o rosto de seu marido.
Leia mais (29/04/2008 - 16h06)

Veja repercussão da eleição dos EUA na imprensa internacional

A polêmica do reverendo Jeremiah Wright voltou a incomodar o pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama.
Nesta segunda-feira, o ex-pastor de Obama por 20 anos --nos quais realizou seu casamento e o batizado de suas duas filhas-- participou de uma coletiva de imprensa no National Press Club, em Washington.
Como era de se esperar, Wright foi questionado insistentemente sobre todos os seus comentários inflamatórios divulgados amplamente na internet e na televisão norte-americana.
Leia mais (29/04/2008 - 13h37)

Tribunal adia julgamento de ex-vice-premiê de Saddam

O julgamento do ex-vice-premiê iraquiano Tariq Aziz e outros sete funcionários do regime do ditador Saddam Hussein acusados de envolvimento na morte de 42 comerciantes em 1992 foi adiado para o dia 20 de maio.
O presidente do Alto Tribunal do Iraque, Rauf Rashid Abdel Rahman, disse que a decisão se deve à ausência de alguns dos acusados na audiência, segundo a rede de televisão iraquiana Al Iraqiya.
Observadores iraquianos atribuem o adiamento à deterioração do estado de saúde de um dos principais acusados, Ali Hassan al Majid, mais conhecido como Ali Químico, ex-ministro da Defesa e que já possui uma condenação à morte por outro caso.
Leia mais (29/04/2008 - 15h30)

Bush pede que Mugabe respeite resultado eleitoral no Zimbábue

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, exigiu nesta terça-feira que o chefe de Estado do Zimbábue, Robert Mugabe, respeite a vitória da oposição nas recentes eleições zimbabuanas.
Em entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca, Bush afirmou que os zimbabuanos "votaram a favor da mudança, como deviam, porque o senhor Mugabe falhou em seu país" e, portanto, "a vontade do povo deve ser respeitada no Zimbábue".
Bush também denunciou a "violência e intimidação inaceitáveis" que o regime de Mugabe desenvolve no país africano, um Estado "que antes era exportador de alimentos e onde agora as condições são terríveis".
Leia mais (29/04/2008 - 15h03)

McCain defende livre comércio como solução ao antiamericanismo cubano

O provável candidato republicano à Casa Branca John McCain disse nesta terça-feira que, se for eleito presidente, somente abrirá o diálogo com Cuba se o país realizar eleições livres e que, se isso for feito, incentivará o livre-comércio entre os países para diminuir o sentimento antiamericano na região.
Em entrevista à agência de notícia Efe, McCain descartou ainda a possibilidade de começar um diálogo com o governo de Raúl Castro mesmo que o país inicie um processo de reformas econômicas e abertura de mercado similar a realizada por China e Vietnã, dois regimes comunistas com quem os Estados Unidos mantêm relações.
"Iniciarei um diálogo depois que houver eleições livres, que os presos políticos forem libertados e que as organizações humanitárias não-governamentais existam e possam operar", afirmou McCain.
Leia mais (29/04/2008 - 15h16)

Austríaco pode pegar prisão perpétua; DNA confirma paternidade

O austríaco Josef Fritzl, 73, que manteve a própria filha presa em um porão sem janelas durante 24 anos, poderia ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado por homicídio por não prestar auxílio a um dos bebês que morreu no cativeiro, informou nesta terça-feira o porta-voz da Procuradoria da Baixa Áustria, Gerhard Sedlacek, segundo a agência de notícias Efe.
Sedlacek afirmou que somente se for culpado por este crime, Fritzl seria condenado à prisão perpétua. Devido aos repetidos abusos sexuais contra a filha, a lei austríaca prevê uma pena máxima de 15 anos de prisão. Após cumprir essa pena, as autoridades teriam ainda a possibilidade de declará-lo "insano, anormal e perigoso". Com isso, ele poderia ser internado permanentemente em um centro psiquiátrico, acrescentou Sedlacek.
Nesta terça-feira, testes de DNA confirmaram que Fritzl é o pai dos seis filhos ainda vivos que Elisabeth Fritzl, hoje com 42 anos, teve no período em que ficou aprisionada em um porão sem janelas, informou a polícia da Áustria. Ele abusava sexualmente da filha desde que ela tinha 11 anos. Em uma das vezes que Elisabeth engravidou, ela deu à luz gêmeos, dos quais um morreu três dias após nascer.
Leia mais (29/04/2008 - 14h46)

Maioria dos italianos católicos desconhece a Bíblia, diz pesquisa

Os italianos estão entre os católicos que mais desconhecem a Bíblia, segundo uma pesquisa realizada em nove países a pedido da Federação Bíblica Católica.
Entre os entrevistados na Itália, 88% disseram que se consideram católicos, mas apenas 27% deles disseram ter lido parte da Bíblia no último mês, e apenas um em três disse ir regularmente à igreja.
Além disso, apenas um em dez conseguiu responder corretamente a todas as perguntas religiosas feitas pelos entrevistadores.
Leia mais (29/04/2008 - 13h55)

Prostituta do caso Spitzer pede US$ 10 milhões por vídeos antigos

Ashley Alejandra Dupré, a jovem prostituta que foi contratada pelo ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, exige US$ 10 milhões (cerca de R$ 17 milhões) do proprietário da empresa Girls Gone Wild, por um vídeo realizado em Miami Beach quando ela tinha 17 anos, segundo seu advogado.
A demanda foi apresentada na segunda-feira em um tribunal federal de Miami contra Joseph Francis, fundador do Girls Gone Wild, pela filmagem da jovem com os seios à mostra e em cenas eróticas, de acordo com o documento apresentado.
Ahsley, que trabalhava com o nome "Kristel", ficou famosa após o escândalo que resultou na queda do ex-governador Spitzer.
Leia mais (29/04/2008 - 13h25)

Virgínia decreta estado de emergência após tornados nos EUA

O governador do Estado de Virgínia (EUA), Timothy M. Kaine, decretou estado de emergência depois de três tornados terem destruído casas e deixado mais de 200 pessoas feridas na região. Ele planeja visitar algumas das áreas atingidas nesta terça-feira.
A declaração do estado de emergência permite a distribuição de fundos especiais de ajuda aos desabrigados e solicitar assistência para os trabalhos de resgate.
Em Suffolk, no sul da Virgínia, a cidade mais atingida, autoridades locais afirmaram que 200 pessoas ficaram feridas. Deste total, apenas seis estavam em estado crítico e outros seis, em estado grave. Oficiais listaram 125 casas e 15 prédios que ficaram inabitáveis.
Leia mais (29/04/2008 - 12h20)

Na Tunísia, presidente francês vira alvo de críticas de ativistas

Ativistas de defesa dos direitos humanos tunisianos criticaram nesta terça-feira o presidente francês, Nicolas Sarkozy, um dia depois que ele deu declarações a favor da luta antiterrorista do governo da Tunísia, no primeiro dia de uma visita de 48 horas.
"Quero fazer uma homenagem ao presidente da República e à sua luta decidida contra o terrorismo, o verdadeiro inimigo da democracia", disse Sarkozy em discurso antes do jantar de honra no palácio presidencial de Cartago, nos arredores de Túnis.
"Saibam que, para a França, a luta contra o terrorismo empreendida aqui é importante. Porque quem pode imaginar se a Europa e a França vão estar seguras, se algum dia um regime Taleban se instalar em algum de seus países, no norte da África?", indagou Sarkozy.
Leia mais (29/04/2008 - 12h40)

Marines dos EUA lançam operação anti-taleban no sul do Afeganistão

Marines dos Estados Unidos se dirigiram nesta terça-feira a uma cidade na Província de Helmand, no sul do Afeganistão, na tentativa tomá-la dos militantes talebans. Esta é a primeira grande operação dos marines no Afeganistão desde chegaram para reforçar as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Os EUA, frutrados porque alguns aliados europeus da Otan não mandaram soldados para ajudar nos combates no sul do Afeganistão, enviaram 3.200 marines para fortificar as tropas britânicas, canadenses e holandesas neste mês.
Nesta terça-feira, os marines se dirigiram para a cidade de Garmsir, em Helmand, a maior região produtora de ópio do mundo e um local com intensa atividade insurgente.
Leia mais (29/04/2008 - 12h46)

Governador da Carolina do Norte anuncia apoio a Hillary Clinton

O governador da Carolina do Norte e superdelegado democrata, Mike Easley, anunciou seu apoio à pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton nesta terça-feira, a uma semana das primárias do Estado, que ocorrem em 6 de maio.
"Quem estiver na Casa Branca deve entender os desafios que enfrentamos neste país", afirmou Easley.
Easley também ironizou o slogan "Yes we can, yes we should" (Sim, nós podemos; sim, nós devemos) do também pré-candidato democrata Barack Obama.
Leia mais (29/04/2008 - 12h15)

Testes de DNA confirmam que austríaco é pai de crianças presas no porão

Testes de DNA confirmaram nesta terça-feira que Josef Fritzl, 73, que manteve a própria filha aprisionada em um porão durante 24 anos, é o pai de seis filhos que ela teve neste período, informaram autoridades austríacas. Ele abusava sexualmente da filha.
"Os seis filhos de Elisabeth Fritzl [que hoje tem 42 anos] nascidos no cativeiro têm como pai Josef Fritzl", afirmou à imprensa o oficial da polícia austríaca Franz Polzer.
Nesta segunda-feira (28), Fritzl confessou tê-la aprisionado e também admitiu ser pai de seus sete filhos --uma das crianças teria sido queimada em um incinerador pelo próprio Fritzl depois de ter morrido.
Leia mais (29/04/2008 - 11h17)

Áustria incentivou construção de porões na Guerra Fria

A construção de porões como o usado pelo austríaco Josef Fritzl, 73, para manter presos durante 24 anos sua filha e três crianças fruto de uma relação incestuosa entre os dois na cidade de Amstetten, na Áustria, recebeu incentivos estatais durante a Guerra Fria, pois serviriam de abrigo para um possível ataque nuclear.
Segundo a Associação de Defesa Civil, citada nesta terça-feira pelo jornal austríaco "Der Standard", milhares destes abrigos foram construídos com paredes resistentes o suficiente para impedir a entrada de gases em ataques militares.
Os refúgios também foram construídos para proteger as pessoas em um eventual acidente na usina nuclear tcheca de Temelin, a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria.
Leia mais (29/04/2008 - 10h22)

Irã discute restrição à boneca Barbie

O procurador-geral do Irã, Ghorban Ali Dori Najafabadi, pediu a imposição de restrições na importação de brinquedos ocidentais para evitar influências negativas na juventude do país.
Em uma carta ao vice-presidente iraniano, Parviz Davoudi, Najafabadi afirmou que o fluxo de brinquedos como bonecas Barbie, do Batman, Homem-Aranha e Harry Potter, junto com a importação de videogames não sancionados e filmes, estão alarmando as autoridades do país.
O procurador-geral afirma que estes brinquedos poderão trazer conseqüências negativas no setor social e cultural.
Leia mais (29/04/2008 - 10h07)

Ex-vice-premiê do Iraque será julgado nesta terça-feira

O ex-vice-premiê do Iraque Tariq Aziz, considerado a "voz" do regime de Saddam Hussein --derrubado no dia 9 de abril de 2003--, deverá ser julgado nesta terça-feira junto com outros sete acusados por sua suposta participação na morte de 42 comerciantes em 1992.
O começo do julgamento, entretanto, foi atrasado por várias horas devido a "medidas organizacionais e de procedimento", afirmou o presidente do tribunal.
O julgamento estava marcado para as 10h15 locais (4h15 de Brasília), mas foi transferido para as 17h locais (11h de Brasília). O juiz Raouf Abdul Rahman disse que o motivo foram medidas organizacionais e de procedimento, já que os acusados não haviam sido levados à corte em tempo.
Leia mais (29/04/2008 - 09h18)

Acirrada corrida democrata está dividindo eleitores, indica pesquisa

As previsões do Partido Democrata começam a se confirmar. Diante de uma temporada de intensa troca de ataques entre os pré-candidatos democratas, os eleitores mostram-se mais fiéis ao seu candidato de preferência que ao partido, indica pesquisa divulgada nesta terça-feira.
Segundo a pesquisa do instituto Associated Press-Yahoo, os eleitores de Barack Obama com uma visão negativa da outra democrata, Hillary Clinton, cresceram de 35% em novembro para 44% neste mês, incluindo um quarto de eleitores com uma visão "muito desfavorável".
O outro cenário é ainda mais preocupante. Entre os eleitores de Hillary, a porcentagem daqueles com uma visão desfavorável de Obama cresceu 16 pontos, atingindo 42% neste mês. Este número incluiu ainda 20% de eleitores com uma visão "muito desfavorável", o dobro da porcentagem de novembro.
Leia mais (29/04/2008 - 09h33)

Cuba anuncia revisão de penas de morte

O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira (28) que todos os prisioneiros condenados à morte no país terão suas penas revistas, com exceção de três condenados por "terrorismo".
A maioria dos cubanos no corredor da morte terá suas sentenças comutadas para penas entre 30 anos e prisão perpétua. O anúncio de Castro foi feito durante um discurso ao comitê central do Partido Comunista, transmitido pela TV estatal.
Durante o discurso, o presidente cubano também anunciou a realização do primeiro congresso do Partido Comunista em 11 anos.
Leia mais (29/04/2008 - 08h59)

Em viagem populista, McCain apresenta sua agenda de saúde

Nesta terça-feira, o provável candidato republicano à Casa Branca, John McCain proporá mais opções para a cobertura dos planos de saúde norte-americanos, para incentivar a competição, forçar a baixa nos preços e diminuir a dependência dos planos de saúde empresarias.
Em um discurso programado para um hospital em Tampa, na Flórida, McCain dará os detalhes de um plano que, em suas palavras, "põe o indivíduo no controle" e estabelece um plano para medicina preventiva e para estimular um modo de vida mais saudável.
"Quando as famílias são informadas sobre suas escolhas médicas, elas são mais capazes de fazer suas próprias decisões, menos propensas a escolher as mais caras e freqüentemente desnecessárias opções e mais satisfeitas com suas escolhas", dirá McCain, de acordo com excertos de seu discurso divulgados à imprensa.
Leia mais (29/04/2008 - 09h00)

Austríaco que manteve filha presa por 24 anos comparece a tribunal

O austríaco de 73 anos que confessou ter mantido a filha em um porão durante 24 anos compareceu na noite de segunda-feira a um tribunal em Sankt Pölten, capital da Província da Baixa Áustria. Josef Fritzl, abusava sexualmente da filha, que teve 7 crianças.
Guenther Moerwald, chefe da prisão de Sankt Pölten, disse que Fritzl "manteve-se calmo" e foi detido em uma cela. Ele deve ficar sob custódia policial durante 14 dias. Após esse período, uma audiência deve decidir se ele permanecerá na cadeia.










Police Niederoesterreich/AP
Josef Fritzl, 73, que confessou manter a filha em cativeiro durante 24 anos
Fritzl, 73, que confessou manter a filha em cativeiro durante 24 anos

Leia mais (29/04/2008 - 08h24)

Análise: A matraca do Barack

O pastor de Barack Obama, Jeremiah Wright, um crítico implacável dos Estados Unidos, começou uma blitz de relações públicas neste fim de semana e ocupa os noticiários, da manhã à noite.
O pastor não pede desculpas, não se retrata, provoca e ataca seus críticos e quando fala o rebanho ouve. Ele acha que é vítima de uma conspiração da mídia corporativa.
"Não sou divisivo, sou descritivo", é a explicação dele sobre suas controvertidas declarações que complicam a candidatura do senador Barack Obama.
Leia mais (29/04/2008 - 07h44)

Olmert manifesta "profundo pesar" por morte de família em Gaza

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, expressou nesta terça-feira seu "profundo pesar" pela morte de uma mãe palestina e de quatro de seus filhos na faixa de Gaza durante um ataque do Exército israelense ocorrido ontem (28).
"Quero expressar meu profundo pesar, em nome do governo israelense e do Estado de Israel, pelo trágico incidente no qual morreram uma mãe e seus quatro filhos em Beit Hanoun (norte de Gaza)", disse Olmert no início de uma reunião do Conselho de Ministros realizada nesta manhã em Jerusalém.
"No entanto, também sentimos pesar por nossas próprias crianças, que sofreram durante muitos anos, incluindo o menor que teve de amputar uma perna há várias semanas por causa do lançamento de um foguete contra a cidade de Sderot (Israel)", acrescentou.
Leia mais (29/04/2008 - 07h48)

Austríaco diz que prendeu filha para livrá-la das drogas

O austríaco Josef Fritzl, que admitiu ter abusado sexualmente da filha Elisabeth durante os 24 anos em que a manteve dentro de um porão, disse nesta terça-feira à polícia que a prendeu para livrá-la das drogas.
"Ela era uma menina difícil", disse ele à polícia.
No segundo dia de depoimentos à polícia, Fritzl começou a dar mais detalhes sobre sua maneira de agir e sobre os motivos que o levaram a cometer os crimes.
Leia mais (29/04/2008 - 07h59)

China pede que dalai-lama aproveite oportunidade de diálogo

A China pediu nesta terça-feira ao dalai-lama que aproveite a oferta de diálogo e reiterou que, para isto, o líder espiritual dos tibetanos deve acabar com a violência no Tibete antes dos Jogos Olímpicos de Pequim.
"Destacadas autoridades aceitaram manter contatos com o dalai-lama", disse a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu, confirmando a informação divulgada na semana passada pela agência oficial Xinhua.










19.abr.08/Jeff Kowalsky/Efe
A China aceitou se reunir com representante do dalai-lama, líder espiritual tibetano
A China aceitou se reunir com representante do dalai-lama, líder espiritual tibetano

Leia mais (29/04/2008 - 08h00)

Alta do petróleo faz imposto sobre gasolina virar tema eleitoral

Com a alta do petróleo, cujo barril já beira os U$ 120 (R$ 202), os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos debatem sobre as vantagens e possíveis prejuízos de uma quanto à suspensão por três meses do imposto sobre os combustíveis, uma medida que amenizaria estes efeitos.
Em uma tentativa de fazer frente à crise econômica que atinge as famílias americanas, o provável candidato republicano John McCain e a pré-candidata democrata Hillary Clinton se disseram a favor da suspensão do imposto sobre a gasolina durante a época do ano de maior consumo.
No entanto, o democrata Barack Obama, que disputa com Hillary a candidatura democrata, duvida da eficácia desta iniciativa.
Leia mais (29/04/2008 - 07h33)

Montag, 28. April 2008

ONU pede US$ 2,5 bilhões para enfrentar crise alimentícia

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira que a comunidade internacional doe US$ 2,5 bilhões com o objetivo de enfrentar a crise dos alimentos.
O diretor do Bird (Banco Mundial), Robert Zoellick, assegurou que "as próximas semanas serão críticas", e disse que sua entidade pretende criar um fundo para financiar os países mais pobres e ajudar sua agricultura.
Em entrevista coletiva, Ban considerou um "desafio sem precedentes" a explosão dos preços dos alimentos no mercado mundial, ao informar sobre a reunião que acontece desde ontem em Berna com os diretores de várias agências da ONU e de organismos como o Banco Mundial e a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Leia mais (29/04/2008 - 05h57)

Sarkozy defende política nuclear em relação a países emergentes

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu sua política de transferência de tecnologia nuclear aos países emergentes como a Tunísia, em uma declaração durante sua visita ao país africano.
Sarkozy pronunciou nesta segunda-feira um discurso durante o jantar de gala oferecido por seu anfitrião, Zine al-Abidine Ben Ali, no qual assinalou que a utilização para usos pacíficos da energia nuclear é um direito das nações em vias de desenvolvimento.
O líder francês também elogiou a ação do presidente tunisiano contra da propagação do extremismo religioso e para fazer frente ao terrorismo, e indicou que é necessário apoiá-la.
Leia mais (29/04/2008 - 04h39)

Cuba convoca novo Congresso do Partido Comunista

O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira a convocação para o primeiro Congresso do Partido Comunista a ser realizado em mais de uma década.
A reunião será realizada no segundo semestre de 2009 e, segundo analistas, irá definir a futura agenda política e econômica da ilha.
Desde que assumiu oficialmente o lugar de seu irmão, Fidel Castro, em fevereiro, o presidente Raúl Castro introduziu uma série de reformas e de medidas de liberalização da economia de Cuba.
Leia mais (29/04/2008 - 03h48)

Dezessete pessoas são condenadas pelos distúrbios em Lhasa

Dezessete pessoas foram condenadas nesta terça-feira por sua responsabilidade nos atos violentos ocorridos em Lhasa no dia 14 de março, informou a agência estatal chinesa Xinhua, que cita fontes judiciais da capital tibetana.
Trata-se da primeira sentença judicial relacionada aos protestos em Lhasa após uma passeata de monges para marcar os 49 anos de um levante tibetano contra o domínio chinês.
Nos protestos, 19 pessoas morreram, segundo informações do governo chinês (18 civis e um policial). Para os tibetanos, a repressão policial das manifestações causou mais de 140 mortes.
Leia mais (29/04/2008 - 03h10)

Militares rebeldes se entregam em Timor Leste

O chefe militar rebelde Gastão Salsinha e doze de seus seguidores envolvidos nos atentados contra os dois líderes políticos de Timor-Leste se entregaram nesta terça-feira às autoridades, após várias semanas de negociações.
Salsinha, que desde a semana passada estava sob custódia das forças de segurança em uma casa da localidade de Gleno (75 km ao oeste de Díli) foi conduzido em um comboio de veículos da Guarda Nacional portuguesa até o Palácio de Governo, na capital.
Antes de se renderem, os rebeldes entregaram suas armas e munição, segundo a cadeia australiana de rádio ABC o tenente-coronel do Exército timorense Filomeno Paixão.
Leia mais (29/04/2008 - 03h24)

Tornados deixam ao menos 200 feridos nos EUA

Três tornados devastaram o Estado americano da Virgínia nesta segunda-feira, deixando ao menos 200 feridos e destruindo várias casas, informaram as autoridades.
Três cidades no sudoeste do país, Suffolk, Colonial Heights e Brunswick County, foram atingidas por ventos de 136 km/h a 176 km/h.
A TV local mostrou várias casas destruídas e árvores arrancadas pelo tornado. "Só sobrou um monte de postes retorcidos, linhas de telefones [cortadas] e expressões tristes", disse Richard Allbright, que trabalha para retirar os escombros de ruas e estradas da região.
Leia mais (29/04/2008 - 03h01)

Uribe e Kouchner revisam possibilidade de solução humanitária na Colômbia

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, e o ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, revisaram pela segunda vez em dois meses a possibilidade de uma solução humanitária ao caso de Ingrid Betancourt e dos demais seqüestrados pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O assunto foi abordado nesta segunda-feira (28) em uma "reunião cordial e intensa" na sede do Executivo em Bogotá, primeira parada de uma breve viagem que levará Kouchner ao Equador e terminará, na quarta-feira, na Venezuela.
O diretor para as Américas e o Caribe do Ministério de Relações Exteriores da França, o ex-embaixador em Bogotá Daniel Parfait, acompanhou Kouchner no encontro com Uribe.
Leia mais (29/04/2008 - 02h13)

Raúl Castro anula pena de morte de grupo de condenados em Cuba

O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira (28) que anulou a pena de morte de um grupo de condenados, e disse que analisará os casos de um salvadorenho e de um guatemalteco acusados de atentados com bomba em 1997.
Raúl Castro, que não citou o número de beneficiados com a medida, disse ao plenário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba que a pena capital será comutada para prisão perpétua ou 30 anos de prisão, dependendo do caso.
"Adotamos esta decisão não por pressão, mas por um ato soberano em consonância com a conduta humanitária e ética" do país, afirmou Raúl Castro, que assumiu a presidência em 24 de fevereiro, no lugar do irmão Fidel, que deixou o poder após quase meio século por problemas de saúde.
Leia mais (29/04/2008 - 02h30)

Excesso de velocidade provocou choque entre trens na China

O excesso de velocidade foi a causa principal da colisão entre dois trens na China, que deixou ao menos 70 mortos na segunda-feira (28), anunciou a imprensa local citando a investigação oficial.
"O excesso de velocidade foi a causa direta da colisão ferroviária mortífera de segunda-feira no leste da China, que matou 70 pessoas e feriu 420", diz a agência oficial Xinhua.
Segundo a agência, o trem, que fazia o percurso entre Pequim e Qingdao, descarrilou antes de bater contra a outra composição, de passageiros, que vinha no sentido contrário, por estar a 131 km/h, quando a velocidade autorizada era de apenas 80 km/h.
Leia mais (29/04/2008 - 01h30)

Hillary aparece com mais chances de vencer McCain que Obama

A pré-candidata democrata à Presidência dos EUA Hillary Clinton aparece com 9% a mais de intenções de voto que o provável candidato republicano John McCain, em pesquisa da Associated Press-Ipsos, dando força ao seu argumento de que ela tem mais chances de ser eleita que seu rival, Barack Obama. Em um cenário entre Obama e McCain, os dois estão tecnicamente empatados, segundo a pesquisa.
A sondagem divulgada nesta segunda-feira dá à senadora por Nova York um novo impulso em seus esforços por arrecadação de verbas e para persuadir superdelegados indecisos a ficarem ao seu lado, na convenção nacional da legenda, que decidirá o candidato do partido.
Ajudada por independentes, jovens e eleitores mais velhos, Hillary ganhou terreno neste mês em uma disputa hipotética com o senador pelo Arizona, que já alcançou o número necessário de delegados para se tornar o candidato republicano e aguarda a nomeação oficial. A ex-primeira-dama aparece liderando com 50% das intenções de voto contra 41%, enquanto Obama aparece tecnicamente empatado com McCain, com 46% contra 44%.
Leia mais (28/04/2008 - 23h11)

Geórgia anuncia que bloqueará entrada da Rússia na OMC

A Geórgia anunciou nesta segunda-feira que bloqueará a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), durante as conversas multilaterais que estão sendo realizadas em Genebra.
"Neste exato momento, as conversas em Genebra estão em um beco sem saída. Portanto, a Geórgia não votará a favor da entrada da Rússia na OMC", declarou à imprensa em Tbilisi Vajtang Lezhava, vice-ministro de Desenvolvimento Econômico georgiano.
O funcionário disse que Tbilisi continua pedindo a Moscou a abertura de postos conjuntos fronteiriços e de alfândegas entre dois os países, inclusive nas regiões separatistas georgianas da Abkházia e Ossétia do Sul.
Leia mais (28/04/2008 - 21h51)

Presidente eleito do Paraguai se reúne com Nicanor Duarte

O presidente eleito do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, se reuniu hoje com o atual chefe de Estado, Nicanor Duarte, oito dias após vencer as eleições presidenciais e legislativas.
Lugo e Duarte conversaram a portas fechadas durante mais de uma hora e meia no Palácio de Governo. Depois do encontro, o ex-bispo se retirou, acompanhado de um grupo de colaboradores, sem fazer declarações à imprensa.
Em entrevista posterior, Lugo disse que Duarte o parabenizou pela vitória e lhe reiterou sua vocação democrática. Segundo o ex-bispo, eles conversaram sobre a tarefa realizada pela comissão criada para coordenar a transferência do poder.
Leia mais (28/04/2008 - 21h14)

Paradoxos de Oskar Schindler são lembrados em seu centenário

da Efe, em Berlim
O destino do empresário alemão Oskar Schindler, cujo centenário é lembrado nessa segunda-feira (28), é provavelmente um dos mais paradoxais da história da Alemanha, onde foi esquecido durante muito tempo depois de ter salvo centenas de judeus durante o III Reich.










Michael Latz/AP
Centenário do alemão Oskar Schindler (centro) é celebrado hoje
Centenário do alemão Oskar Schindler (centro) é celebrado hoje

Leia mais (28/04/2008 - 20h54)

Marinha argentina resgata velejador ferido no Atlântico Sul

O velejador solitário canadense Glenn Wakefield, que desde quinta-feira se encontrava ferido em seu barco depois de ter enfrentado uma forte tempestade, foi resgatado no Atlântico Sul, informou a Marinha argentina nesta segunda-feira em um comunicado.
Wakefield, 57, foi resgatado a cerca de 1.000 km da costa do extremo austral patagônico por marinheiros do navio "Puerto Deseado", que se aproximaram do veleiro "Kim Chow" em um bote de borracha e conseguiram trazer o canadense a bordo.
Um médico examinou Wakefield no navio da Marinha, fazendo alguns curativos em cortes superficiais e determinando que o estado de saúde do navegante é bom, segundo o comunicado.
Leia mais (28/04/2008 - 20h22)

Circulação dos grandes jornais americanos segue em queda

As vendas dos grandes jornais americanos continuam caindo, segundo o mais recente cálculo semestral de circulação divulgado nesta segunda-feira, que indica que periódicos como "The New York Times" e "The Washington Post" ainda estão perdendo leitores.
A publicação especializada no setor impresso "Editor and Publisher" afirma que quando a Agência de Auditoria de Circulação publicar todos os dados correspondentes ao trimestre que acabou no dia 31 de março, a queda será de 3,5% para as edições diárias e de 4,5% para as dominicais.
Segundo os números publicados nesta segunda, a circulação diária do "New York Times" caiu 3,8%, para 1.077.256 exemplares. A edição dominical perdeu mais de 150 mil cópias, o equivalente a 9,2%, para 1.476.400 exemplares.
Leia mais (28/04/2008 - 19h48)

Chanceler francês vai à Colômbia para tratar do caso Betancourt

O chanceler francês, Bernard Kouchner, chegou na tarde desta segunda-feira à Colômbia, primeira etapa da viagem que incluirá ainda Equador e Venezuela, para tentar a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt e de outros reféns em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Kouchner chegou a Bogotá em um vôo comercial por volta das 15h30 local (17h30 Brasília).
O chanceler francês será recebido ainda esta noite por seu homólogo colombiano, Fernando Araújo, e pelo presidente, Alvaro Uribe, no palácio presidencial de Bogotá.
Leia mais (28/04/2008 - 19h11)